Vem

sábado, 4 de junho de 2011

Nem tudo que vemos é o que parece ser!!! Vamos entender como nosso cérebro pode ser enganado.

Este seu olhar quando encontra o meu fala de umas coisas que eu não posso acreditar... mas a ilusão quando se desfaz dói no coração de quem sonhou , sonhou demais. Ah! se eu pudesse entender o que dizem os teus olhos ... "Tom Jobim".
Depois de ter lido este lindo poema do saldoso Tom Jobim, você deve ter observado a imagem acima não é? observe mais uma vez. Náo parece que os circulos estão se movimentando, será possivel algo se movimentar no papel?

Esta imagem nos mostra que a visão pode nos trazer ilusões! isso porque tudo que vemos só existe no nosso cérebro!

Os elementos da natureza e as criações do homem possuem cores, formas, brilhos, tamanhos e texturas, estão localizados em um determinado local no espaço e muitas vezes se movem em uma determinada direção. Nosso sistema visual está preparado para detectar isso! a luz, com determinada quantidade de energia, refletida pelas moléculas presente no ambiente, serve como um estímulo, que é captados por receptores de luz, os fotorreceptores, que estão presentes no olho. Dessa forma os estímulos luminosos que estão na frente dos nossos olhos são transformados pelos fotorreceptores em uma imagem, que é transformada em sinais, que são enviados para os neurônios do olho que por sua vez, se comunicam com os do cérebro. Quando essas informações chegam ao cérebro de forma mais lente, pode ocorrer as ilusões de ótica, como ocorreu nessa imagem acima quando vista pela primeira vez. Nós não conseguimos identificar todos os detalhes de uma única cena visual, mas sim aqueles que nos chamam mais a atenção, que nos fazem lembrar algo, que alteram nossas emoções ou que nos fazem pensar. A partir do que já conhecemos podemos sonhar, imaginar coisas que não existem, fantasiar ou criar ilusões. Observe as figura abaixo e tire suas conclusões!!! 

o quê você vê?



Nenhum comentário:

Postar um comentário